Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer é realizada com atendimento para 200 pessoas  - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer é realizada com atendimento para 200 pessoas 

Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer é realizada com atendimento para 200 pessoas 

No último sábado, 28/11, aconteceu a 10° edição da campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer, uma iniciativa da Rede Mater Dei de Saúde para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata, os dois tipos que mais acometem mulheres e homens, respectivamente.


Assim como nos anos anteriores, foram disponibilizados 100 exames de mamografia para as mulheres e 100 exames PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) e toque retal, caso necessário, para homens. Além disso, foram realizadas consultas com médicos para avaliação do resultado. Pacientes que tiveram alguma suspeita, irão realizar consulta de retorno e remarcações de exames complementares, para posterior encaminhamento.

“Mesmo em tempos de pandemia, exames de rotina e preventivos não podem esperar, por isso mantivemos a campanha e atendemos, com toda segurança, as 200 pessoas inscritas.  Mais uma ação social importante da Rede Mater Dei de Saúde que contou com o apoio da comunidade Mater Dei. Obrigado a todos os colaboradores e médicos que se engajaram na campanha, voluntariamente”, destaca Henrique Salvador, presidente da Rede Mater Dei.

Para o casal Fernando Ferreira e Maria Cristina Ferreira, que saíram de Esmeraldas para participarem da campanha, ações como essa proporcionam acesso a cuidados que não são disponibilizados onde moram. “É uma experiência muito importante porque está dando oportunidade de fazer um exame que normalmente não é fácil de ser feito em cidade pequena, porque há muita dificuldade em ser consultado por médicos. E essa experiência é muito boa, fico muito grato por isso”, conta Fernando.

A importância da campanha é renovada a cada ano pela Adriana de Souza, que participa pela segunda vez consecutiva e faz acompanhamento constante para garantir o cuidado com a saúde. “É muito interessante que todas as mulheres tomem sempre as precauções, para quando for mais tarde saibam o que está acontecendo e terem os cuidados devidos”.

Para esta edição, realizada em meio à pandemia, foram seguidos protocolos de atendimento para garantir a segurança assistencial de participantes, das equipes de apoio e também de clientes em atendimento, com fluxos de entrada e saída diferenciados e equipamentos de proteção individual para todos.

Para o coordenador do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Enaldo Melo, foi preciso realizar algumas adaptações para que essa edição ocorresse sem prejudicar o atendimento aos participantes. “Usamos um modelo um pouco diferente do usado nos anos anteriores: por conta da pandemia seguimos um modelo de atendimento mais rápido. Fizemos um mutirão de atendimento para avaliar os exames de mamografia e de PSA e mais uma vez conseguimos realizar uma grande campanha.”

A campanha reforça a importância de cuidados com a saúde mesmo em tempo de pandemia, tendo em vista que alguns sintomas não podem esperar e precisam de atenção aos primeiros sinais. Exames e consultas não devem ser adiados ou cancelados.
 
A iniciativa Mater Dei na Luta Contra o Câncer faz parte do Programa “Pra você ficar bem”, que reúne as ações socioambientais da Rede e é uma ação integrada com a participação voluntária das equipes da Mastologia, Mamografia, Anatomia Patológica, Oncologia, Urologia e Ultrassonografia, Laboratório de Análises Clínicas, além das equipes de apoio da Rede.

Hospital Integrado do Câncer

Referência nacional em tratamento oncológico, o Hospital Integrado do Câncer (HIC) faz parte do complexo hospitalar do Mater Dei Contorno, e conta com amplo espaço para atendimento a pacientes oncológicos.
O HIC possui equipes multidisciplinares, sendo assim, caso haja a necessidade de atendimento com médicos de outras especialidades, poderão ser mobilizados imediatamente, como exemplo, médicos mastologistas, ginecologistas, urologistas, entre outros.


 

Publicado em: 30/11/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...
26 Novembro 2021

Benefícios da prática de atividades...

A prática regular de atividades físicas proporciona inúmeros benefícios para a saúde da população em geral. Não é novidade que o sedentarismo é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásicas....
12 Novembro 2021

Infertilidade Masculina: Principais...

O desejo da maternidade e paternidade está presente em muitos homens e mulheres, no entanto, segundo dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde (OMS) a infertilidade está presente em 50 a 80 milhões de pessoas no mundo. Tentativas sem sucesso de...