Asma - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Asma 

Atualmente, a asma atinge cerca de 20 a 30 % dos brasileiros, e resulta de uma complexa interação entre fatores genéticos e ambientais. “Se os pais são alérgicos e /ou fumantes, a chance de seus descendentes terem alergia respiratória é muito maior que a população em geral”, afirma a coordenadora da pediatra do Hospital Mater Dei Raquel Pitchon. 
 
Embora a causa da asma na infância não tenha sido determinada, as pesquisas mostram que a combinação de exposições ambientais (poeira doméstica, antígenos da barata e outros animais, infecções virais respiratórias, produtos químicos e poluentes aéreos) e as vulnerabilidades genéticas e biológicas podem favorecer a doença. 
 
O diagnóstico da asma é baseado no relato dos sintomas do paciente e exames como o teste alérgico, espirometria, radiografia de tórax e outros. Apesar de não haver cura para esta doença, o tratamento melhora a qualidade de vida e, se for iniciado logo na infância, pode ocorrer remissão da doença, ou seja, a ausência permanente dos sintomas.
 
O fato de a mãe não fumar durante a gravidez, a prevenção do parto prematuro, assim como não expor crianças ao tabagismo passivo, são medidas preventivas que podem reduzir o risco do desenvolvimento da asma. A interferência de fatores ligados à dieta materna na gravidez e na infância, com a ingestão de ômega 3, ainda estão sendo estudados. 


RESPONSÁVEL:
Raquel Pitchon Reis
Alergista, Imunologista e Pediatra
CRM-MG: 18648

Posts Relacionados

02 Setembro 2016

A importância dos vegetais na dieta

Quando se diversificam os alimentos, há maior probabilidade de se satisfazerem as necessidades de vitaminas e de sais minerais.
11 Março 2019

Novo Centro de Infusão

Localizado no Mais Saúde Mater Dei, trata-se de um centro de terapia assistida destinada a pacientes que necessitam de tratamento mediante medicação intravenosa, intramuscular ou subcutânea, que age em pontos específicos do sistema imunológico.
09 Agosto 2016

Mais Saúde Mater Dei inicia...

A Artrite Reumatoide é uma doença que, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, a qualidade de vida e as funções motoras podem ser totalmente preservadas