Asma - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Asma 

Atualmente, a asma atinge cerca de 20 a 30 % dos brasileiros, e resulta de uma complexa interação entre fatores genéticos e ambientais. “Se os pais são alérgicos e /ou fumantes, a chance de seus descendentes terem alergia respiratória é muito maior que a população em geral”, afirma a coordenadora da pediatra do Hospital Mater Dei Raquel Pitchon. 
 
Embora a causa da asma na infância não tenha sido determinada, as pesquisas mostram que a combinação de exposições ambientais (poeira doméstica, antígenos da barata e outros animais, infecções virais respiratórias, produtos químicos e poluentes aéreos) e as vulnerabilidades genéticas e biológicas podem favorecer a doença. 
 
O diagnóstico da asma é baseado no relato dos sintomas do paciente e exames como o teste alérgico, espirometria, radiografia de tórax e outros. Apesar de não haver cura para esta doença, o tratamento melhora a qualidade de vida e, se for iniciado logo na infância, pode ocorrer remissão da doença, ou seja, a ausência permanente dos sintomas.
 
O fato de a mãe não fumar durante a gravidez, a prevenção do parto prematuro, assim como não expor crianças ao tabagismo passivo, são medidas preventivas que podem reduzir o risco do desenvolvimento da asma. A interferência de fatores ligados à dieta materna na gravidez e na infância, com a ingestão de ômega 3, ainda estão sendo estudados. 


RESPONSÁVEL:
Raquel Pitchon Reis
Alergista, Imunologista e Pediatra
CRM-MG: 18648

Posts Relacionados

20 Junho 2017

Mais Saúde Mater Dei oferece...

A educação para o paciente diabético é fator relevante para o controle ideal da doença, sendo o trabalho multidisciplinar de grande valor no que tange aos aspectos biopsicossociais da doença.
14 Outubro 2016

Exame de Espirometria avalia problemas...

Rede Mater Dei de Saúde oferece exame de Espirometria para avaliação de problemas respiratórios.
30 Novembro 2020

Espaço dedicado ao cuidado com a...

A Aorta é a principal artéria do organismo, sendo responsável pela irrigação do corpo humano, com exceção do pulmão. Várias doenças podem acometer esta estrutura e devido a sua importância, temos uma elevada mortalidade associada a ela.