Cirurgia inédita para o tratamento de câncer coloanal é realizada no Mater Dei - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Inovação no tratamento do câncer coloanal

Cirurgia inédita para o tratamento de câncer coloanal é realizada no Mater Dei
 

A Equipe de Coloproctologia do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei realizou um procedimento cirúrgico utilizando técnica inovadora no mundo para o tratamento de câncer coloanal. Devido ao pioneirismo do procedimento, o vídeo da cirurgia foi publicado na Diseases of the Colon and Rectum, uma revista norte-americana de grande abrangência para o conhecimento científico na área de coloproctologia. 

“A técnica utilizada consistiu na dissecção do cólon que estava retraído e estenosado através do ânus, numa dissecção na direção pelve-abdome. Para isso, utilizamos um dispositivo descartável chamado GelPoint, disponível no Mater Dei. Com isso, o problema foi  corrigido e a anastomose coloanal foi refeita, acabando com o problema”, esclarece o coordenador de coloproctologia do Hospital Mater Dei Contorno, o médico Rodrigo Gomes.

O coloproctologista explica que ninguém havia tentado resolver o problema da estenose e retração da anastomose utilizando o dispositivo GelPoint e com o método de dissecção da pelve para o abdome, já que o tradicional seria do abdome, com laparotomia, para a pelve.

A publicação do vídeo da cirurgia em uma revista relevante para a área de coloproctologia reforça o compromisso da Rede Mater Dei de Saúde em proporcionar um cuidado maior e melhor, oferecendo assistência completa e de qualidade. “A publicação é importante porque valoriza o corpo clínico, mostrando que estamos na vanguarda do conhecimento, aplicando modernas técnicas de cirurgia minimamente invasiva e até inovando no conhecimento científico”, ressalta Rodrigo Gomes. 


RESPONSÁVEL:
Rodrigo Gomes
Coordenador da coloproctologia do Mater Dei Contorno

CRM: 28351

Publicado em: 31/07/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Oncologia Câncer Coloproctologia

Posts Relacionados

08 Novembro 2021

Saiba quais são os principais tipos de...

Estes também são os tipos de câncer mais comum na população masculina, que tem muitos casos agravados devido à negligência na procura por ajuda médica e tratamento precoce, além de preconceitos comuns do sexo masculino. Conheça os tipos de câncer mais...
17 Novembro 2021

Alergia a medicamentos: trabalho...

Em outubro de 2021, ocorreu de maneira virtual o XLVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, evento que teve como tema a “Biodiversidade e Doenças Imunoalérgicas”. Foram publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, em conjunto...
02 Setembro 2016

Combate ao câncer infantojuvenil

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), atualmente estima-se que, em média, 70% das crianças atingidas pelo câncer podem ser curadas. Para isso, especialistas afirmam que a definição de um diagnóstico precoce é imprescindível.