Feridas agudas ou crônicas podem ter cicatrização acelerada através da Oxigenoterapia Hiperbárica - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Feridas agudas ou crônicas podem ter cicatrização acelerada através da Oxigenoterapia Hiperbárica

Feridas agudas ou crônicas podem ter cicatrização acelerada através da Oxigenoterapia Hiperbárica

A Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente inala oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica normal, dentro de uma câmara hermeticamente fechada. 

Indicada para auxiliar e acelerar o processo de cicatrização de feridas agudas ou crônicas, essa terapia pode aumentar em até 20 vezes o volume de oxigênio transportado pelo sangue. O grande diferencial que faz com que a Oxigenoterapia Hiperbárica seja tão efetiva para os tratamentos de pacientes é justamente fazer com que o sangue do mesmo seja rico em oxigênio.

Isso porque ter no sangue um grande volume do gás oxigênio, indispensável para os processos metabólicos e de defesa celular, traz diversos benefícios aos tecidos lesados, pois combate infecções causadas por bactérias e fungos, compensa a deficiência de circulação sanguínea decorrente do entupimento dos vasos ou da destruição destes em casos de esmagamento e amputação de braços e pernas. Além disso, o sangue rico em oxigênio também pode neutralizar toxinas, potencializando a ação de alguns antibióticos.

Reforçando seu diferencial em atendimento integrado e o compromisso com a qualidade pela vida, a Rede Mater Dei de Saúde implantou a Oxigenoterapia Hiperbárica dentro do ambiente hospitalar. Confira o depoimento de duas pacientes que utilizaram o serviço na unidade Mater Dei Santo Agostinho:

Oxigenoterapia Hiperbárica ajuda na cicatrização de cirurgia por trombose

Conversamos com Solange Viana, mãe da paciente Camile Lima, que nos contou um pouco mais sobre o tratamento da paciente: “A minha filha, Camile, precisou realizar a Oxigenoterapia Hiperbárica após sofrer uma trombose arterial e, consequentemente, realizar uma cirurgia para a desobstrução dos vasos. Esta terapia teve o objetivo de ajudar e acelerar a cicatrização deste procedimento.”

Solange ressalta que ela e sua filha se sentiram em casa no Mater Dei. “A equipe que nos atendia, principalmente a Raquel, era maravilhosa. Se preocupavam conosco como se fossem da família. Fiz amizades para a vida no hospital e mantenho contato até hoje com algumas pessoas.”

O principal benefício que Solange e Camile notaram com a realização do tratamento foi a rápida recuperação. “A rapidez com que a Camile se recuperou nos trouxe um grande alívio.”   

Oxigenoterapia Hiperbárica ajuda na cicatrização de corte por cesárea

Patrícia Salgado recebeu indicação para o tratamento após passar por uma cesárea de emergência: “Precisei realizar o tratamento após uma gravidez gemelar, em que foi necessária a realização de uma cesárea de emergência. Eu já havia feito uma abdominoplastia e, devido à urgência da necessidade da cesariana, não foi possível realizar o corte como o planejado.”

A paciente ressalta os resultados positivos do tratamento e ainda revela uma grata surpresa: “A Hiperbárica melhorou muito a minha cicatrização. Os dois cortes cicatrizaram muito mais rápido e ficaram menos aparentes após as sessões do tratamento. Além disso, pude notar um aumento na produção de leite enquanto estava dentro da máquina.”. Patrícia também compartilha conosco a sua passagem pela Rede Mater Dei de Saúde: “A experiência no hospital foi maravilhosa, fui super bem atendida por todos da equipe. Sempre se preocuparam em tirar todas as minhas dúvidas e me deixaram à vontade durante todo o tratamento.”

Centro de Feridas e Hiperbárica

O serviço, que está localizado Mater Dei Santo Agostinho, tem como objetivo acolher e cuidar de pacientes com algum tipo de ferida - seja ela recente ou crônica. Para mais informações e marcação de consulta, entre em contato pelo telefone: (31) 3339-9595.


 

Publicado em: 10/05/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...