O Transplante de Medula Óssea – TMO é um tratamento capaz de curar diversas doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas. Atualmente, o TMO é classificado em três tipos:
- Autólogo :quando a fonte de células progenitoras é o próprio paciente.
- Alogênico: o doador é um familiar, um desconhecido (REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) ou a doação acontece através do sangue de cordão umbilical (bancos de sangue de cordão umbilical).
- Singênico: o procedimento é feito entre irmãos gêmeos univitelinos.
A Unidade de TMO do Mater Dei
Devido à carência de serviços de referência em transplante de medula óssea em Belo Horizonte e região metropolitana, a Rede Mater Dei de Saúde investiu em uma das mais sofisticadas unidades de TMO do país. Criada para atender de forma integrada e completa à crescente demanda dos pacientes oncológicos, a Unidade de Transplante de Medula Óssea inclui:
- Avaliação pré-transplante;
- Mobilização;
- Coleta e preservação de células progenitoras hematopoéticas;
- Administração de quimioterapia em altas doses;
- Infusão das células progenitoras;
- Suporte clínico e intensivo durante o período de aplasia medular;
- suporte ambulatorial pós-transplante.
Com capacidade de oferecer todas as modalidades de transplantes, a Unidade de TMO da Rede Mater Dei conta com sete leitos especiais que foram cuidadosamente projetados dentro dos padrões internacionais de qualidade. Todos os quartos possuem ar-condicionado especial, filtros de ar, sistema de pressão positiva, reservatórios próprios de água que contam com esterilização periódica das canalizações, além de outros cuidados.
Saiba mais sobre a Unidade de Transplante de Medula Óssea da Rede Mater Dei de Saúde.
Hospital Integrado do Câncer
O Hospital Integrado do Câncer tem como Visão “ser o melhor centro do Brasil, até 2020, para o diagnóstico, tratamento e acolhimento a pacientes com câncer”, atendendo de forma diferenciada e humanizada aos pacientes e seus familiares. Ele está inserido em uma estrutura de Hospital geral multidisciplinar e de multiespecialidades. Dessa forma, caso seja necessário que médicos de outras especialidades, como mastologista, ginecologistas, urologistas e outros, participem do tratamento, imediatamente, poderão ser mobilizados para atender às necessidades do paciente.
O acesso à Unidade de Transplante de Médula Óssea é feita por meio do Hospital Integrado do Câncer. Mais informações: (31) 3401-7490.