Aproveite o carnaval sem deixar de cuidar da saúde - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Aproveite o carnaval sem deixar de cuidar da saúde

Aproveite o carnaval sem deixar de cuidar da saúde

O carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano, principalmente para aquelas pessoas que gostam de se fantasiar, ir para os bloquinhos e festas. No entanto, para aproveitar ao máximo esse momento, é preciso cuidar da saúde. 

 

O clínico geral da Rede Mater Dei de Saúde, Andrés De La Flor, reforça sobre a importância de curtir o carnaval de forma segura e saudável. “Os pontos cruciais para tudo dar certo são a hidratação e a moderação com a bebida alcoólica. É necessário, também, ficar atento às infecções sexualmente transmissíveis, porque nessa época temos um aumento de pessoas infectadas, por isso o uso de preservativos é fundamental para se prevenir”.

 

E para aproveitar as festas sem deixar de cuidar da saúde, separamos algumas dicas do clínico geral, Andrés De La Flor: 

 

1- Hidrate-se: durante as comemorações é muito comum que as pessoas façam um esforço físico maior, pois ficam o dia inteiro na rua dançando e brincando com os amigos e família. Além disso, devido ao calor excessivo, o corpo perde mais líquido do que nos dias habituais. Não deixe de levar para os eventos uma garrafa de água para se hidratar.

 

2- Use protetor solar: no carnaval todos ficam muito expostos ao sol, então carregue sempre junto com você um protetor. Ele é essencial para proteger contra o câncer de pele, queimaduras e também diminui as chances de envelhecimento prematuro. 

 

3- Use roupas leves e frescas: uma das melhores partes da folia é se produzir usando fantasias bem criativas. Na hora de escolher a sua, lembre-se de dar preferência para as roupas mais frescas, pois estas facilitam a transpiração e melhoram a sensação de calor, diminuindo as chances de você ficar desidratado. Atenção às crianças e idosos! Eles são mais sensíveis à desidratação.

 

4- Durma bem: para curtir todos os dias de festa e se divertir ao máximo com quem você ama e, também, para evitar cansaço e irritação é importante repor as suas energias. A recomendação para que o corpo recupere sua energia é dormir de 7h a 8h por dia. Isso já vai ajudar bastante e te dar energia extra.

 

5- Cuidado com as bebidas alcoólicas: exageros podem levar a graves consequências, pois quando ingeridas em excesso, sobrecarregam o  organismo, além de provocar a desidratação. Por isso, modere o consumo de álcool e busque intercalar com água. Comer também é fundamental, porque mantém a glicose estável no sangue evitando que você passe mal.

 

6- Use preservativos: conscientização e prevenção são as melhores formas de combater as Infecções Sexualmente Transmissíveis como HPV, Sífilis, Gonorreia, Herpes Genital, Hepatites Virais (B e C) e HIV. Por isso, não deixe de usar a camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais para que você possa aproveitar o carnaval de maneira segura.

 

7- Esteja em dia com as suas vacinas: a aglomeração facilita a transmissão de doenças respiratórias como a meningite e a gripe, que podem ser evitadas com a vacinação. Durante as festividades, é muito comum que aconteçam acidentes com garrafas de vidro ou objetos de metal quebrados, o que pode transmitir a bactéria do tétano, outra doença que também pode ser evitada se a vacina estiver em dia. Para as pessoas que vão viajar, também é muito importante verificar se a área oferece risco e se ele pode ser evitado por meio da imunização. 

 

Vale ressaltar que é fundamental se vacinar contra doenças sexualmente transmissíveis, como HPV. Dê uma olhada no seu cartão vacinal e confira aqui as vacinas disponíveis na Rede Mater Dei de Saúde. Muitos imprevistos podem ser evitados.

 

A Rede também oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas nos prontos-socorros dos hospitais.

 

RESPONSÁVEL:

Andrés Martin de La Flor Lenti

Clínico geral

CRM-MG: 31837


 



Publicado em: 18/02/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados saude mater dei dicas carnaval

Posts Relacionados

13 Dezembro 2021

Cardiologistas da Rede Mater Dei de...

No último sábado, 04/12, os médicos do serviço de cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Patrus, coordenador do serviço de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde e presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia e Letícia Braga, cardiologista membro...
17 Dezembro 2021

Confira como foi a 11ª edição da...

Em novembro, ocorreu a 11ª Edição da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas para que mulheres e homens realizassem os exames de mamografia e PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) além de...
11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...