A dieta do idoso - REDE MATER DEI DE SAÚDE

A dieta do idoso

A obesidade, comum em pessoas idosas, é causada pela necessidade 20% menor de energia em uma pessoa de 69 anos. “Este é um dos fatores que contribuem para a obesidade no idoso se não houver diminuição da quantidade de alimento com o avanço da idade” explica o nutrólogo do Hospital Mater Dei, Ênio Cardillo. A obesidade, em sua condição, pode desencadear diversas doenças como a esteatose hepática, artrose, cálculos renais, hiperuricemia, apnéia, ovário policístico, diabetes, hipertensão, doença cardiovascular, refluxo esofagiano, dislipidemia e alguns tipos de câncer como de esôfago, pâncreas, mama, vesícula biliar, fígado etc. 
 
“A deficiência de vitamina D é comum em pacientes idosos pela baixa exposição à luz solar”, diz o médico. Para os idosos, recomendam-se alimentos ricos em vitamina D, pois a deficiência desse componente pode “provocar hiperparatireoidismo secundário, osteoporose e maior risco de fraturas”, acrescenta. O nutrólogo também explica que a deficiência de vitamina D está, ainda, relacionada com diversas outras doenças como cânceres de mama, próstata e colo do útero, diabetes e doenças cardiovasculares.
 
A vitamina D também é fundamental para a absorção de cálcio no intestino. Uma dieta pobre em cálcio, vitamina D, ingestão de proteínas, frutas e hortaliças pode tornar o idoso propício ao desenvolvimento da osteoporose. “Alimentos alcalinizantes, como a alho, cebola, cenoura, alface, couve, beterraba e limão, impedem o abaixamento do pH do sangue, impedindo, assim, a retirada de cálcio dos ossos que resultaria na osteoporose”, relata Ênio. Caso a dieta do idoso não contenha a quantidade adequada de vitaminas, a “Suplementação com cálcio torna-se necessária também quando se suspeita que o aporte pela alimentação não preencha as necessidades do paciente”, recomenda o nutrólogo. 

 
RESPONSÁVEL:
Ênio Cardillo Vieira
Nutrólogo
CRM-MG: 3276

 

Publicado em: 02/09/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Boa forma

Termos relacionados obesidade alimentação idoso

Posts Relacionados

04 Março 2022

Cirurgia Bariátrica e Prevenção da...

A obesidade é dividida em graus (I, II e III) baseando-se no Índice de Massa Corporal (IMC), que é uma referência utilizada pela literatura mundial, e a fórmula do IMC consiste em dividir peso/altura²
31 Março 2022

Nutrição e Saúde andam lado a lado

A alimentação é um fator essencial para a vida, além de ser a principal fonte de energia para o corpo humano.
28 Outubro 2016

Rede Mater Dei de Saúde oferece...

Cláudia Lopes, coordenadora do Serviço de Reumatologia da Rede Mater Dei de Saúde, conta que, atualmente, as queixas do sistema músculo-esquelético representam cerca de 20% das consultas médicas na atenção primária à saúde.