Pedalar e Doar é Só Começar - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Pedalar e Doar é Só Começar

A Rede Mater Dei apoia ações que proporcionam o bem-estar e a saúde da população. Um tema que sempre deve ser de conscientização de todos é a doação de sangue, importante para alimentar os bancos de sangue e fundamental para quem está em recuperação da saúde. Por isso, a Rede Mater Dei comumente apoia inicitaivas que possuem esse foco, como a Doe Sangue, Leia um Livro, realizada pelo parcerio Sempre um Papo.

Agora, o Mater Dei está junto com a prefeitura de Betim e o Hemominas para conscientizar sobre importância de ato que salva vidas. Com a realização de um passeio ciclístico no dia 17 de março, o Hospital Público Regional de Betim (HPRB) promoverá a campanha "Pedalar e Doar é Só Começar", de estímulo à doação de sangue e à prática esportiva. A intenção é sensibilizar a população a fazer doações durante todo o ano, tornando esse um hábito rotineiro. O passeio ciclístico sairá da Praça Milton Campos, às 9h, percorrerá algumas avenidas da região central, dentre essas as avenidas Governador Valadares e Amazonas, até chegar à sede da Fundação Hemominas, no bairro Jardim Brasília, atrás do HPRB. A participação é gratuita, bastando o interessado comparecer com sua bicicleta. 
  
Ao longo do percurso de 10 quilômetros, o público será abordado em três pontos, onde as equipes do Hemominas e do HPRB farão a entrega de material informativo sobre a importância da doação de sangue, quem pode doar e o que é necessário fazer para a doar. As abordagens serão feitas na Praça do Encontro, próximo ao Clube do Sesi e no Monte Carmo Shopping. As pessoas serão convidadas a agendar, no Hemominas, a sua doação nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro. O voluntário deverá ligar para o número 155 e digitar a opção 1.
  
Quem pode doar? 
· pessoas entre 16 e 69 anos - se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue; 
· quem está em boas condições gerais de saúde;  
· quem mantém um estilo de vida saudável e não se expõe a situações com risco acrescido para aquisição de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis. 
· quem pesa acima de 50 kg; 
· mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais. 
  
Quem não pode doar? 
Há várias situações que impedem a doação de sangue  definitiva  ou  temporariamente: peso, algumas doenças, medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas etc. 
  
Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade; tenham evidência clínica ou laboratorial de doe nças sexualmente transmissíveis ( como hepatite B e C ) , aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. Doenças de Chagas, o uso de drogas ilícitas injetáveis e malária também são impedimentos definitivos para doar sangue. 
  
Em quanto tempo o organismo repõe o sangue doado? 
Nas 72 horas após a doação. 
  
O que é feito com o sangue doado? 
Após a coleta, a bolsa de sangue é fracionada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames sorológicos. Uma única unidade doada pode beneficiar três pacientes. 
  
É possível doas quantas vezes? 
Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses). 
  
Para mais informações, acesse: http://www.hemominas.mg.gov.br/servicos/doar-sangue 
  
Campanha "Pedalar e Doar, é só começar!" 
Data: 17 de março
Horário: 9h 
Local: Praça Milton Campos, Centro, Betim. 
Importante: para participar, basta comparecer com a bicicleta. 

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Doação sangue saúde

Posts Relacionados

08 Novembro 2021

Saiba quais são os principais tipos de...

Estes também são os tipos de câncer mais comum na população masculina, que tem muitos casos agravados devido à negligência na procura por ajuda médica e tratamento precoce, além de preconceitos comuns do sexo masculino. Conheça os tipos de câncer mais...
26 Novembro 2021

Benefícios da prática de atividades...

A prática regular de atividades físicas proporciona inúmeros benefícios para a saúde da população em geral. Não é novidade que o sedentarismo é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, metabólicas e neoplásicas....
19 Novembro 2021

Saiba o que é andropausa e como ela...

É natural que, com o aumento da idade, o homem diminua a produção de testosterona. Essa queda pode acontecer por distúrbios primários (dos próprios testículos) ou secundários (de hormônios que controlam os testículos).