Doença hemorroidária - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Hemorroidas

O que é
Hemorroidas são estruturas anatômicas normais formadas por vasos sanguíneos comunicantes situados na parte interna do canal anal. Quando esses vasos aumentam de tamanho e inflamam surge a doença hemorroidária, que pode ser interna, situada dentro do canal anal, ou externa, situada na borda do ânus.
 
Causas
A doença hemorroidária possui múltiplas causas. As alterações na circulação sanguínea dos vasos hemorroidários podem ser decorrentes de mudanças na consistência das fezes, esforço evacuatório, gravidez, trauma pelo uso de papel higiênico e até fatores hereditários.
 
Sintomas
O sintoma mais comum da doença hemorroidária é sangramento anal, geralmente indolor, que suja as fezes com sangue vivo ou, em casos mais intensos, respinga no vaso sanitário. Esse sangramento pode ser visível também no papel higiênico após a limpeza do ânus. 
Outros sintomas comuns são coceira ou irritação no ânus, dor contínua e/ou durante as evacuações, presença de prolapso (quando os mamilos hemorroidários exteriorizam-se através do canal anal), nódulo anal doloroso e presença de secreção viscosa (muco) no ânus.
 
Diagnóstico e tratamento
Várias outras doenças podem provocar sintomas parecidos com os da doença hemorroidária. Sendo assim, é essencial consultar um especialista para obter o diagnóstico adequado e, juntos, traçarem a melhor estratégica para o tratamento. De maneira geral, a intervenção da doença hemorroidária inclui medidas simples, desde alterações comportamentais e dietéticas até uso de medicamentos e tratamentos cirúrgicos. Saiba mais informações sobre como tratar a doença hemorroidária.


RESPONSÁVEL:
Hélio Antônio Silva
Coloproctologista
CRM: 31915

Posts Relacionados

10 Janeiro 2019

Estrutura moderna e diferenciada

Localizado no Mater Dei Contorno, o serviço de Hemodiálise da Rede realiza atendimento personalizado aos pacientes com insuficiência renal.
14 Outubro 2016

Exame de Espirometria avalia problemas...

Rede Mater Dei de Saúde oferece exame de Espirometria para avaliação de problemas respiratórios.
19 Janeiro 2018

Acompanhamento nutricional integrado...

O Mais Saúde Mater Dei dispõe da facilidade, agilidade e tecnologia necessária para orientar os pacientes diabéticos. Trata-se do Programa Nutricional no Diabetes, Pré-diabetes e nas Doenças Crônicas Não-transmissíveis (DCNT).