Com certificação máxima de qualidade, Mater Dei está na lista divulga - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Com certificação máxima de qualidade, Mater Dei está na lista divulgada pela ANS

Com certificação máxima de qualidade, Mater Dei está na lista divulgada pela ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS divulgou uma lista de hospitais que atendem aos critérios de qualidade importantes para conferir padrão de assistência prestada à população. A ANS explica que os dados mostram o desempenho dos estabelecimentos segundo três indicadores: Acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente. A Rede Mater Dei de Saúde está entre as instituições que atendem aos critérios de qualidade e que possuem Acreditação máxima. 
A ANS também disponibilizou a relação de hospitais que possuem Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. A Resolução nº 36/2013 da Anvisa define que todos os serviços de saúde abrangidos pela norma devem constituir núcleos de segurança do paciente. Desde 2014, são 1.338 núcleos cadastrados de um total de 6.000 estabelecimentos hospitalares. A meta é ter 100% dos hospitais da rede assistencial dos planos privados de assistência à saúde com núcleos cadastrados. A Rede Mater Dei possui dois núcleos de segurança ativos – no Mater Dei Contorno e no Mater Dei Santo Agostinho - cadastrados na Anvisa. 

As Acreditações hospitalares são certificados de qualidade que conferem credibilidade à Instituição, quanto à qualidade do serviço prestado. O Hospital Mater Dei, desde a sua fundação, tem por missão o “compromisso com a qualidade pela vida” e a filosofia de “oferecer sempre atendimento diferenciado, personalizado e humanizado a todos os nossos clientes”, em todas as fases da vida. 

Em 2004, o Hospital Mater Dei recebeu a primeira certificação hospitalar por meio da Organização Nacional de Acreditação (ONA), diretamente no nível 3, máximo de excelência, sendo o primeiro hospital da capital mineira. A Acreditação foi fruto de um trabalho conjunto entre as equipes administrativas, assistenciais e de uma parceria com o corpo clínico que permitiu investimentos em processos de qualidade, governança corporativa e busca de melhorias constantes.

O Mater Dei ainda se preparou para uma Acreditação Internacional e, em 2008, foi certificado pela ISO 9001:2008 RVA. Em 2009, o Hospital foi certificado pela National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO), a mesma norma que certifica hospitais norteamericanos, sendo o primeiro hospital fora dos Estados Unidos a conseguir esta certificação. E, em 2012, o Hospital passou a fazer parte dos Hospitais Sentinela da ANVISA. Em 2016, o Mater Dei Contorno foi certificado pela Joint Commission International (JCI).

Anualmente a Rede passa por auditorias de qualidade. Na auditoria de 2015, o Mater Dei Santo Agostinho passou pela avaliação dos auditores externos da Det Norske Veritas – DNV e obteve as recertificações nas acreditações hospitalares ISO 9001:2008 - International Organization Standardization e NIAHO - National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations e, ainda, a manutenção da certificação ONA - Organização Nacional de Acreditação (Nível 3 – Excelência).

Todas as áreas do Mater Dei (assistencial, operacional e administrativa) tiveram ações e atividades consideradas como esforços dignos de nota. “Um dos princípios fundamentais da qualidade é atender às expectativas dos clientes. Com o crescimento do Hospital, iniciamos uma estruturação maior dos nossos processos de qualidade e investimos em sistemas de Certificação e Acreditação Hospitalar. Estamos orgulhosos pelos ótimos resultados alcançados, o que mostra que estamos cumprirmos nossa missão de oferecer atendimento em saúde com acolhimento, qualidade e segurança. Parabéns a todas as equipes”, afirma a vice-presidente Assistencial, Operacional e Diretora Clínica da Rede Mater Dei de Saúde, Márcia Salvador Geo.

Atualmente, a Rede Mater Dei de Saúde conta com duas unidades de atendimento: o Mater Dei Santo Agostinho e o Mater Dei Contorno que foi inaugurado em junho de 2014. Desde a fundação, o Hospital investe em tecnologias de ponta para oferecer aos clientes precisão e segurança no cuidado com a saúde. A Rede fornece atendimento particular e para mais de 80 convênios

Saiba mais sobre cada Acreditação:
  1. A ISO 9001:2008  aborda a gestão do processo de desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade com o foco na satisfação do cliente.
  2. A NIAHO Dias é uma norma norte-americana estruturada em padrões para auxiliar o desenvolvimento e melhoria contínua da qualidade do cuidado e da segurança do paciente nos hospitais. Aborda, também, a segurança para colaboradores, pacientes, familiares e visitantes.
  3. A ONA é uma norma com foco na qualidade assistencial. O processo de Acreditação ONA é um método de consenso, racionalização e ordenação das organizações prestadoras de serviços de saúde e, principalmente, de educação permanente dos profissionais.
  4. A JCI avalia desde a entrada do paciente no hospital, passando pelo atendimento até à alta, comparando a conformidade das práticas do hospital. O foco principal são a Segurança Assistencial do paciente e a Segurança do Ambiente físico para todos os membros da comunidade hospitalar.

Clique aqui para ver as listas da ANS.


Publicado em: 24/07/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados ANS Certificação ONA ISO JCI NIAHO

Posts Relacionados

03 Outubro 2016

Formação de excelência: Residência...

Confira o Edital de Convocação para o Mater Dei Santo Agostinho e o Edital de Convocação para o Mater Dei Contorno para o processo seletivo de residência médica do Hospital Mater Dei – 2016, para início das atividades em 2017.
24 Abril 2017

Rede Mater Dei participa do Seminários...

Márcia Salvador Géo, a vice-presidente assistencial, operacional e diretora clínica da Rede Mater Dei de Saúde, representará a instituição e participará de mais uma edição do Seminários Anahp.
24 Novembro 2020

Conahp termina e evidencia grandes...

Com participação de representantes nacionais e internacionais de diversos setores ligados ­­à saúde, a edição 2020 do Congresso Nacional de Hospital Privados (Conahp), realizada entre 16 e 20 de novembro, chegou ao fim com uma marca de mais de 20 mil usuários...